A surpreendente verdade que nunca te contaram sobre processo de decisão de compra

Marketing digital para empresas B2B
Março 22, 2018
marketing digital vs marketing tradicional
marketing digital vs marketing tradicional qual melhor opção?
Abril 15, 2018
Exibir tudo

A surpreendente verdade que nunca te contaram sobre processo de decisão de compra

Para ter um melhor resultado nas vendas é preciso entender o processo de decisão de compra pois, é nesse processo que podemos identificar os caminhos que o consumidor irá percorrer desde a descoberta de uma necessidade até o ato da compra.

 

Segundo o site comcerebro, os compradores percorrem no mínimo 57% do processo de compra antes de engajar com o vendedor. Isso significa que a criação do relacionamento e o impacto que seu produto causa no seu cliente podem ser pontos fundamentais para o sucesso da sua empresa.

 

Continue lendo para saber mais:

 

 

  • O processo de decisão de compra
  • Como funciona o processo de decisão de compra
  • Processo de decisão de compra pela internet

 

 

O processo de decisão de compra

 

O processo de decisão de compra do consumidor é são etapas que ele passa antes, durante e depois de comprar algum produto ou serviço.

 

Para que aconteça uma compra deve-se existir uma necessidade que não foi atendida e a solução para isso é a compra.

 

Encontrar informações de experiências passadas e fontes externas é bastante útil para entender o processo de compra do consumidor. Atualmente a internet tem um fator decisório para a decisão de compra, um exemplo são as redes sociais.

 

Como funciona o processo de compra

 

A todo momento o consumidor vem mudando a forma como compra e para se adaptar a essa mudança é preciso entender como o processo de compra. Com a facilidade a informações as pessoas têm mais ferramentas que ajudam a tomar uma decisão de compra.

 

No mercado atual as empresas que não conseguem se adaptar a mudanças que vêm ocorrendo no mercado vão perder vendas e abrir espaço para seus concorrentes.

 

Logo abaixo irei apresentar os processo que leva um cliente a comprar um determinado produto ou serviço.

 

  • Detecção: A detecção é o momento que o cliente percebe que precisa de algo ou tem um problema que precisa ser resolvido;

 

  • Encontrar informações: Uma vez identificada a necessidade ou problema, o cliente procura possíveis soluções, seja no ambiente online ou offline;

 

  • Revisão: Agora que o cliente já sabe quais alternativas ele tem para acabar com seu incômodo, ele irá comparar e analisar todos os prós e contras das soluções encontradas.

 

Atualmente, com o avanço da Internet, o cliente cria, em segundos, acesso a todas as informações sobre uma empresa ou produto, como “resenhas”, reclamações, tutoriais e fóruns.

 

Com acesso a todas essas informações, o valor gerado pelo produto deve ser levado em consideração no processo de decisão de compra.

 

Para se adaptar a essa nova maneira de comprar, é preciso investir em planejamento, geração de conteúdo de qualidade, prova social de outros clientes e o mais importante valor percebido do produto.

 

Processo de decisão de compra pela internet

 

As formas antigas de se fazer anúncio não têm mais a mesma eficiência atualmente. O consumidor sempre se depara com anúncios, quando ele navega pela internet pesquisa pelo produto, visita páginas de análise, colhe informações sobre o que as pessoas dizem nas redes sociais, procura por outras marcas, compara os preços, analisa o índices de satisfação de clientes, entre outros.

 

Na internet para que haja uma intenção de compra existem passos que o cliente segue até o momento final ou seja, a compra. O consumidor passará pelos seguintes passo no processo de decisão de compra pela internet: Conscientização – Pesquisa – Comparação – Conversão – Satisfação.

 

Veja abaixo o processo de decisão de compra feito pelo consumidor.

 

  • Conscientização: A é o primeiro passo. É aqui que o consumidor percebe que tem um problema e que precisa de uma solução.

 

  • Pesquisa: Após ter a consciência do problema a pessoa começa a procurar uma possível solução para esse problema. Normalmente elas procuram nos buscadores (google, yahoo, entre outros), procuram em redes sociais, fóruns para saber se existe algum produto ou serviço que consiga ajudá-lo.

 

  • Comparação: Logo ter encontrado a solução então entre diversos produtos selecionados ele começa a comparar para saber qual se adequa melhor a sua necessidade, quais os comentários feitos pelos usuário em relação ao produto ou serviço.

 

  • Conversão: Esse ponto é onde o consumidor efetua a compra de fato. Onde ele adquire o produto que ele escolheu.

 

  • Satisfação: De todo o processo é aqui que você irá saber de conseguiu solucionar o problema de seu cliente ou não. A satisfação pode gerar um depoimento positivo ou negativo do seu produto.

 

Uma ótima dica para quebrar objeções do seu produto ou serviço é gerando relacionamento com o seu lead através de conteúdo e mostrando que você ou sua empresa tem a solução que ele procura.

 

Podemos dizer que o processo de decisão de compra deve ser analisado por todas as empresas que querem buscar uma melhor experiência para o seu cliente. Além de entender em quais momentos ele está pronto para comprar vai ajudar também a sua empresa a se relacionar melhor com ele.

 

Se você gostou desse artigo não deixe de compartilhar e deixar seu comentário para que ele possa ajudar outras pessoas também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *