o-que-e-seo-e-a-importancia-para-o-seu-negocio

O que é seo e como usar no seu negócio

Você em algum momento já deve ter se deparado com algumas pessoas falando sobre SEO ou até mesmo já tentou aplicar no seu negócio e teve alguma dificuldade.

Atualmente com mudanças que a internet vem sofrendo e o comportamento do próprio consumidor faz com que as empresas busquem alternativa para atrair os seus clientes, seja através de um site ou pelas mídias sociais.

Mais ter presença na internet não é o suficiente é preciso atrair pessoas e é ai que o SEO se torna presente.

Descomplicando o SEO. O que é e para que serve.

É muito comum ainda nos dias atuais se ter duvidas em SEO principalmente com as mudanças que o Google vem fazendo ao longo dos anos. Alguns sites que antes ocupavam as primeiras posições no nos mecanismos de busca, hoje foram jogados para 4º ou 5º página.

Vamos descomplicar o que é SEO e qual a importância dele para as empresas ou profissionais liberais que querem vender pela internet e até mesmo atrair mais clientes para o seu estabelecimento comercial.

Para iniciarmos, SEO é simplesmente otimização para mecanismos de busca ou seja posicionar um site, uma pagina, um post e entre outros para as melhores posições em pesquisa nos buscadores.

O que quero dizer é: o SEO é tornar o seu site fácil para os usuários e os robôs dos mecanismos de pesquisa entenderem. Embora os motores estejam evoluindo cada vez mais, eles ainda não conseguem ver uma página da mesma maneira que eu ou você enxergamos. O SEO ajuda esses motores a descobrir o que cada página fala e como isso pode ser útil para os usuários.

Primeiros passos para a otimização do seu site

primeiros-passos-para-otimizacao

Quando uma empresa ou uma pessoa pensa em colocar um site na internet seja ele por lazer ou para tornar o seu negócio visível para o mundo elas acabam não fazendo nem o básico do SEO.

A resposta para isso é pelo simples fato de não saber o que é, ou por achar algo totalmente difícil. Agora vamos a uma reflexão… como as pessoas vão encontrar o seu site se você não está dizendo para os mecanismos de busca qual assunto você fala, qual produto ou serviço você vende?

Vou lhe apresentar o básico do básico para você aplicar em seu site sobre SEO e tenho a certeza que isso fará muita diferença a partir de hoje no seu negócio.

1. SEO Local

O primeiro passo é colocar o seu negócio no google (google meu negócio). Isso é importante pois sua empresa constará nas buscas locais e no google maps.

Veja o vídeo abaixo

2. Palavras com relação ao seu negócio

Liste o máximo de palavras relacionadas ao seu negócio em uma folha de papel, bloco de notas ou em qualquer editor de texto que você goste.

3. Assuntos mais pesquisados pela seu publico

Descubra o que seu publico está pesquisando na internet. É fundamental entender o que eles fazem, quais redes sociais eles costumam frequentar e até mesmo a linguagem que eles utilizam na internet.

Para isso sugiro o artigo:

→ Guia para geração de tráfego em site

4. Otimização do título

O título do seu site é o mais importante pois ele irá informar aos motores de busca sobre o que sua página fala. O título deve conter 70 caracteres ou menos e incluir a sua empresa ou marca e a palavra-chave relacionada ao seu negócio.

5. Descrição

A descrição vai dar um pouco mais de informações, apesar de não ser um fator com peso na otimização ela é fundamental para que o usuário sinta interesse em ver a sua página ou não.

Veja uma demonstração abaixo de otimização de titulo e descrição no site wordpress. Caso você não utilizeo wordpress em  outra plataforma o método é o mesmo.

 

Vá em configurações

Vá em geral

No titulo coloque o titulo do seu site.

Ex: escola de ballet em salvador São Vicente

Na descrição um texto descritivo que a pessoa ao ler tenha interesse em conhecer o seu site.

Ex: Escola de ballet em salvador, venha conhecer a nossa escola de ballet. Com 5 anos de experiencia com aulas para adultos e crianças. Acesse e conheça.

SEO em sites novos

Vou falar algo muito importante agora. Muitas empresas por não conhecerem o SEO acabam achando que o seu site vai ser ranqueado de um dia para o outro, sendo que, um trabalho de seo leva em média de 6 meses ou até mais para começar a dar resultado mas, é importante desmentir alguns mitos do SEO.

seo-sites-novos

1. SEO não funciona

Você vai encontrar algumas pessoas falando que não acredita em SEO e eu encaro isso como algo normal. O SEO está além de palavras chaves.

Se você for fazer SEO na esperança de obter resultados rápidos, isso vai depender de vários fatores e principalmente do nicho que você está atuando. Tive sites que eu consegui posicionar em uma boa colocação no mecanismo de busca em um mês e outros que levaram 1 ano. Como eu falei vai depender do nicho de atuação.

2. O google encontrará seu site

Se você realmente acha que ao lançar o seu site e esperar que as pessoas te encontrem sem fazer nenhum trabalho nele, posso te dizer que isso nunca irá acontecer.

Além da otimização onpage existe a offpage. Uma ótima dica para as pessoas encontrarem seu site e o google começar a entender que ele tem conteúdo útil e relevante para o seu publico é começar a divulgar pelas redes sociais e até mesmo fazer comentários em blogs do mesmo nicho.

A medida que as pessoas forem comentando e compartilhando você ganha pontuações nos mecanismos de busca colocando o seu site numa posição mais alta.

3. Só se faz SEO uma vez

Só para você entender o SEO nunca poderá ser feito uma única vez. Isso vai depender do tipo de estratégia que você vai utilizar e a velocidade em que você atualiza o seu site.

4. Precisa de truques para fazer SEO

Bem SEO não é truque e sim seguir as regras de ranqueamento dos mecanismos de busca. Qualquer truque para conseguir posicionamento pode ter certeza que não foi feito de forma legal, foi preciso burlar alguma coisa para conseguir aquele posicionamento.

Você viu o que é SEO e qual a importância dele para as empresas. Eu dei dicas iniciais para otimizar a sua empresa e também alguns mitos que você pode ter visto em algum lugar.

Para finalizar o SEO deve ser baseado em cima do seu planejamento estratégico de marketing digital pois, é através dele que você vai conseguir apresentar os melhores conteúdos e direcionar o seu publico para a sua melhor oferta.

About the Author

pedro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *