sistema erp
Sistema ERP: Para que serve e implantação
janeiro 28, 2019
Show all

O que é persona e como criar uma

o que é persona

A sua empresa já tem uma persona?

A Persona é uma representante imaginária de um cliente ideal. A persona baseia-se no comportamento e na demografia do cliente, bem como no histórico real, motivação, objetivos, problemas e preocupações. Neste conteúdo você irá aprender como criar uma persona para a sua empresa.

Se você já estudou ou estuda marketing ou publicidade, provavelmente já ouviu falar de público alvo. Afinal, saber quem comprar é essencial não apenas para o desenvolvimento de produtos, mas também para criação conteúdo que consiga atrair novos clientes.
Na criação de uma campanha seja ela para redes sociais ou mecanismos de pesquisa utilizamos uma persona para então definir qual o melhor tipo de anuncio a ser veiculado.

Essa tarefa de criar e montar uma persona se torna fácil quando fazemos as perguntas certas. Porque você simplesmente usa as informações de forma produtiva, todas as ações e decisões são direcionadas para o perfil da persona.

Neste artigo você vai entender o conceito de persona e qual a importância para a sua empresa. Mostrarei como criar um modelo de pessoa adequado para o seu negócio.

O que é uma persona?

criando persona

Uma persona ou comprador ideal é um perfil imaginário que representa o cliente ideal de um negócio. Ela é criada para entender melhor quem é o cliente e o que ele precisa. Personas permitem estratégias de marketing mais precisas. O conceito se espalhou no marketing de entrada também conhecida como Outbound Marketin.

Persona é uma descrição do cliente ideal para tornar mais fácil para uma empresa entender quem é o que seu cliente precisa.

Quando se tem uma persona sendo para uma estratégia de marketing de conteúdo ou até mesmo para o desenvolvimento de uma campanha de vendas significa que a estratégia pode ser muito mais eficiente.

Exemplo de uma persona

Robson, 35 anos, completou um aprendizado como analista de TI. Ele é solteiro e mora com sozinho. Tem um cachorro filhote e procura sempre informações sobre adestramento. Seu objetivo é comprar um produto que ensine ele a adestrar o seu cachorro em casa e sem problemas.
Persona x publico-alvo

É comum confundir persona com público-alvo. Vamos ser claros, elas não são sinônimos.

Veja o seguinte exemplo.

Publico-alvo: solteiro, masculino, feminino, de 24 a 30 anos. Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura. Renda média mensal de US $ 3.500. Eles pretendem fortalecer sua educação.

Persona: Pedro Paulo tem 26 anos, arquiteto graduado e autônomo. Ele adora viajar, por isso está planejando alcançar um crescimento profissional com seu mestrado no exterior. Está procurando uma instalação que o ajude a encontrar universidades europeias que recebem estudantes internacionais.

Vamos ver a diferença?

Em geral, o público-alvo é a parte abrangente do negócio em que você vende seus produtos e serviços. Como mencionado nos tópicos acima, a Persona é uma maneira mais humana e pessoal de expressar seu cliente ideal.

A persona é baseada em um público-alvo e desse público desenvolvemos uma pessoa que represente esse grupo.

Se você acha que está segmentando demais, não precisa limitar-se a uma única pessoa. É comum que uma empresa tenha mais de uma persona definida.

Porque é preciso criar uma persona para a sua empresa?

persona estabelecimento comercial

Quando definimos uma persona para o negócio, estamos determinando um cliente de uma forma positiva e eficaz.

Dessa maneira você entrará em contato com os clientes da maneira certa e obterá resultados positivos.

Pode acreditar, eu sei exatamente com quem estou falando.

• Você pode mostrar que tem condições de consertar a dor desses clientes.
• Você pode rastrear com sucesso as suas estratégia de marketing digital.
• Você sabe o tempo e o conteúdo apropriado para enviar ao cliente.
É por isso que fica mais fácil saber o que seu cliente gosta e o que não gosta. Pode parecer complicado construir uma persona com informações tão específicas.

Mais não se preocupe logo abaixo eu mostro algumas dicas para você criar a sua persona ideal.

Como faço para criar uma persona?

Uma pessoa não pode ser criada por especulação.
Para tornar o produto de alta qualidade, é necessário examinar, entrevistar e coletar dados sistemáticos com clientes e potenciais clientes.

A lista de perguntas que podem ser feitas é extensa e depende da área de negócios. É ainda mais importante conhecer o seu cliente para criar uma persona de alta qualidade.

Você pode criar várias personas, mas o que é melhor para sua empresa, há coisas que representam os clientes que você deseja ter em sua empresa todos os dias. Para saber quem ele é, você precisa conhecer seu próprio negócio e entender os hábitos de seus clientes atuais.

Para você entender melhor dê uma olhada em uma lista simples de perguntas relevantes quando você for perguntar ao cliente.

Para uma entrevista e criar uma persona

Se você tiver essa oportunidade, perguntar ao seu cliente é a melhor maneira de definir sua persona. Portanto, você evita um “achismo”. Vamos imaginar uma abordagem ideal através de um roteiro para selecionar pessoas, entrevistá-las e reunir informações.

Escolha pessoas:
• Quem é mais ativo na minha rede social, especialmente aqueles que interagem com frequência?
• Verifique o perfil e o que ela compartilha. Você já consegue ter alguns insights.
• Procure em seu banco de dados de clientes e escolha aquelas que mais consomem seus produtos.
• Se o seu produto ou serviço for novo, solicite as pessoas contato de pessoas que possam corresponder ao seu perfil de cliente no futuro.

Compile o script da pergunta:
• Pense em perguntas simples sobre os dados para criar a pessoa.
• Deixe claro quais são os objetivos do contato e procure buscar informações sobre hábitos de consumo.
• Esteja preparado para colher insights e descobrir pontos chaves.

Abordagem:
• Escreva uma mensagem privada com o seu perfil pessoal.
• Fale sobre o objetivo do contato e sugira uma conversa para saber mais sobre seus hábitos de compra.
• Dê benefícios por ela está participando da pesquisa como descontos.
• É importante que você obtenha informações que considere essenciais para que os contatos possam ser alcançados sendo eles presencial ou à distância.

Evite erros

Dependendo do tamanho da empresa, os produtos ou serviços oferecidos podem determinar o número de personas na empresa. Evite ter mais de 5 personas.

Não cometa o erro de gerar milhares de personas, pois isso causará grandes danos à sua estratégia de marketing digital.

E, finalmente, evite colocar informações com base no achismo. Lembre-se de que as informações reais permitem um bom relacionamento com seus clientes e em potencial. São eles que irão comprar seus serviços e produtos.

Se você gostou desse artigo não esqueça de deixar o seu comentário ou a sua dúvida nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale comigo