O que é marketing de conteúdo

Você já deve ter visto ou então ouviu alguém falar sobre marketing de conteúdo. Gostaria de saber o que é? Então leia esse artigo até o final.

Nesse artigo você vai aprender sobre:

  • O que é marketing de conteúdo
  • Formas de divulgar marketing de conteúdo
  • Exemplos de marketing de conteúdo
  • Ciclo de compra do cliente
  • Planejamento de marketing de conteúdo

O que é marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo está ganhando força no meio empresarial e principalmente no ambiente online onde o principal foco é disponibilizar informações uteis para o seu publico.

Vivendo em um momento onde o acesso as informações está cada vez rápida e as pessoas estão tendo mais cautela antes de tomar uma decisão de compra, o marketing tradicional está ficando menos eficaz a cada dia.

Segundo o Wikipédia o marketing de conteudo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.”

Com a mudança na forma de consumo as empresas terão que desenvolver novas estratégias para poder reter a atenção de seus clientes, e aumentar o faturamento. As antigas estratégias vão deixar de ter efeito no consumidor e quem não se adaptar a esse novo cenário poderá quebrar.

Motivos para usar marketing de conteúdo

Se você ainda não está utilizado o marketing de conteúdo eu vou lhe apresentar 3 motivos para você ver o que você está perdendo.

1. Aumento de vendas

Uma das consequências do marketing de conteúdo é o aumento de vendas e isso pelo simples fato de você está gerando relacionamento com o seu cliente. Deixa eu fazer uma comparação bem simples.

Existem dois vendedores e ambos vendem sapatos. O primeiro vendedor tenta lhe vende o sapato mostrando os números, a aparência visual do sapato e o preço. O segundo vendedor lhe apresenta o sapato lhe dizendo os benefícios de cada tipo de sapato e qual o objetivo do uso do sapato, ou seja, se for para corrida é o sapato x pois ele se adéqua melhor no pé, lhe dá conforto ao corre. Se for academia tenho esse outro sapado que lhe da maior segurança, etc.

Entre o primeiro e o segundo vendedor de qual você compraria?

Tenho a certeza que do segundo vendedor e a resposta é bem simples. O segundo vendedor está preocupado com o seu beneficio ao utilizar o produto e não simplesmente com a venda, o marketing de conteúdo é a mesma coisa.

2. Poupança de custos

Um dos grandes benefícios é simplesmente é a geração de tráfego gratuito. Quando você cria um artigo, um vídeo e ele é lançado na internet ele pode durar anos e qualquer pessoa pode encontrar nos mecanismos de buscas.

A tendência é quanto mais conteúdo gratuito você tiver menos você vai depender de tráfego pago, pois você vai ter vários termos que levem para o seu site e lá você direcionar a pessoa para uma pagina de vendas, indicar para um outro artigo, para um video, etc.

3. Clientes mais leais

Lembra do exemplo acima dos dois vendedores? Quando você gera valor as pessoas tendem a confiar em você e virarão seus fãns. Você será um líder para elas e isso te dará autoridade no mercado.

Quando você mostra que domina o assunto as pessoas enxergam você como um expert e para elas o seu produto ou serviço tem a solução ideal para o problema delas.

Marketing de contudo o presente e o futuro do marketing

Empresas passam informações o tempo todo e a maioria ainda não agrega valor para o usuário. As técnicas de não se limitam só a venda e sim no conhecimento do seu publico. Todo publico tem um problema que precisa ser resolvido e o papel da empresa é esse. Lembre-se se há um problema tem que ter algo que solucione esse problema.

Quando alguém de 20 anos quer emagrecer essa pessoa busca estética mas, quando uma pessoa de 50 anos quer emagrecer ai o foco é outro, ela quer saúde.

 

Deu para entender?

 

Em um nicho você pode ter um, dois ou três problemas para resolver só que para isso é preciso saber que problema resolver.

 

Segundo o site O Globo a audiência na internet já supera o da TV no Brasil, o estudo mostra que mais de 40% das pessoas passam pelo menos duas horas na internet e 25% gasta o tempo assistindo.

 

Além da divulgação ser bem mais barata que as mídias tradicionais as chances de dobrar as vendas são diversas e sem contar que nem todo o território Brasileiro tem acesso à internet ainda.

Fomas de divulgação de marketing de conteúdo:

Agora estamos entrando nas principais formas de divulgação do marketing de conteúdo, confira logo abaixo locais para divulgar seu conteúdo.

Marketing de mídias sociais:

A mídias sociais são uma das formas mais tradicionais atualmente de divulgação entre elas estão o Youtube, Facebook, Instagran, Twitter, Pinterest, entre outras.

SEO

SEO é simplesmente otimização para os mecanismos de busca. Um bom trabalho de SEO pode fazer com que seu site, seu blog, sua loja virtual seja encontrada pelos seus potenciais clientes.

Forum

Os fóruns também são uma ótima estratégia de divulgação, tendo uma boa interação com o publico ali presente pode-se então conseguir tráfego, fazer parcerias e até mesmo vendas.

 

Toda estratégia de marketing de conteúdo deve ser documentada, pois você precisa saber de onde este vindo o seu tráfego, quais conteúdos estão dando mais resultado e onde deve ser corrigido.

 

Só para ficar mais claro, além de ter o controle dos seus conteúdos é preciso saber qual o seu objetivo na criação do conteúdo. O que eu quero dizer é: “se você quer ter mais autoridade, mais leads, mais vendas, defina qual o seu objetivo com o marketing de conteúdo”.

Exemplos de marketing de conteúdo:

Infograficos:

Infográficos é a apresentação de informações através de imagens e gráficos.

Postagens de blog:

Criação de artigos que esclarecem uma dúvida podendo ser feito através de tutorial, dicas, etc.

Podcast

O podcast é simplesmente a gravação de áudio que podem ser cursos, tutoriais, informações, etc.

Vídeo

Diferente do podcast os vídeos são imagem e áudio podendo gravar videoaulas mostrando somente a tela do computador, apresentação por slids ou pessoalmente.

Livros:

Os livros também são uma forma de conteúdo. Atualmente os livros podem ser consumidos fisicamente ou até mesmo através de ebooks.

Ciclo de compra:

Para que o marketing de conteúdo faça realmente o efeito deixa eu te apresentar o ciclo de compra do consumidor.

 

O ciclo de compra é dividida em quatro partes onde nelas estão a consciência, pesquisa, comparação e compra.

Consciência

A consciência é o primeiro passo do ciclo de compra. Nesse momento a pessoa sente que tem necessidade de alguma coisa mais não sabe a solução.

Ex: Preciso aprender inglês.

Pesquisa:

Após ter a consciência de que tem um problema, ou seja, uma necessidade então ele vai para a parte da pesquisar para saber se existe uma solução para seu problema. Nessa fase a pessoa começa a pesquisar e consumir conteúdos sobre o assunto desejado, podemos dizer também que é a fase da educação.

Ex: Como aprender inglês.

Comparação:

Nesse momento o consumidor começa a comparar com as empresas que oferecem a solução desejada para ter a certeza de que o produto que adquirirá é de qualidade ou não, é nessa fase é ele também se preocupa com informações de outras pessoas relacionadas ao produto.

Ex: curso de inglês x vale a pena?

Ex: Curso de inglês x ou y?

 

Compra:

Decisão de compra o momento em que decidi qual o produto realmente ele vai querer e qual atende as suas necessidades naquele momento.

 

É importante ter em mente como funciona o ciclo de compra pois é a partir dele que você vai entender as dúvidas do seu publico e direcionar para a melhor solução. A geração de conteúdo útil e que possa resolver ou mostrar o caminho correto para o usuário pode pular a etapa de comparação e ir direto para a compra.

 

Agora que isso ocorra você tem que ter um bom trabalho de marketing de conteudo como a geração de materiais gratuitos (ebook, videos, infograficos) para gerar uma confiança naquilo que você quer vender.

Passos de planejamento marketing de conteúdo:

Descobrir seu cliente/publico alvo:

O primeiro passo de toda estratégia de marketing é saber o que o seu publico alvo quer, sem isso você não saberá o que oferecer.

Para saber como descobrir o que seu publico quer sugiro o artigo abaixo:

→ Guia para gerar tráfego em site

 

Planejar conteúdos sobre o que sua audiência queira ler:

A geração de conteúdo deve ter um objetivo. Todo conteúdo ele é feito planejando um objetivo seja para gerar lista de e-mail, seja aumentar autoridade, seja ele para gerar vendas, ele deve levar a um objetivo.

 

→ Como escrever conteúdo de qualidade

 

Para que se alcance esse objetivo o conteúdo deve acima de tudo responder uma dor, uma objeção, tirar uma dúvida e entregar aquilo que sua audiência procura.

Distribuir seu conteúdo nos canais e momentos corretos:

Após criado o conteúdo deve-se distribuir nas mídias de divulgação como redes sociais, comentários em blogs, publicação em fóruns, entre outras. O objetivo é trazer pessoas interessadas no seu assunto.

 

Agora que você percebeu que o marketing de conteúdo tem seus benefícios sendo um deles a redução de custos. Um bom marketing de conteúdo ele entrega valor para as pessoas só que para isso é preciso fazer um estudo do que seu publico alvo quer.

 

Espero que tenha gostado do artigo.

 

Forte Abraço,

 

Pedro Santos

About the Author

pedro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *