Como escrever conteúdo de qualidade

Para algumas pessoas criar conteúdo é muito trabalhoso, então eu resolvi criar um pequeno tutorial onde você vai aprender como criar conteúdo fácil desde o planejamento até a sua publicação.

Ao terminar de ler esse artigo você vai ter uma noção de como escrever conteúdos de alta qualidade.

Tenha uma boa leitura.

Como escrever conteúdo de qualidade

Planejando sem Conteúdo de qualidade

O planejamento é base de tudo até mesmo na criação do conteúdo ela faz toda diferença. Uma coisa importante na criação de conteúdo é você conhecer muito bem o seu público para que você possa direcionar uma linguagem adequada para aquele público.

Uma das maneiras de você saber como escrever para o publico certo é criando um Avatar (um persona).

Se organizar pelo menos alguns dias antes de você publicar o conteúdo. Com isso você poderá entregar um conteúdo de maior valor para seu leitor.

Buscando as necessidades do seu publico.

O segundo passo é você iniciar a pesquisa de palavras chaves. Essa é uma das pates mais importantes para criar um artigo, é aqui que você vai saber o que seu publico está procurando.

Para isso você pode buscar informações em fóruns, comentários em outros sites, planejador de palavras chaves do Google (Adwords), Yahoo respostas, grupos no Facebook, etc…

Colha o máximo de informações que puder, aconselho que guarde em uma planilha pois são informações muito úteis para criar outros artigos também.

Criando Títulos

Agora que você já sabe o que seu publico quer, você precisa criar títulos para os seus artigos.

Algumas pessoas acham difícil criar títulos, então vou aproveitar e dar algumas dicas:

1. Como… Quando você vai fazer uma pesquisa provavelmente você digita assim: “Como fazer tal coisa”. As pessoas normalmente procuram assim e esse tipo de título é ideal para resolver um problema.

Uma outra dica é você criar um títulos com uma pergunta sobre um problema que o seu nicho tem.

Ex: Por que você não emagrecer?

Isso deixará o seu leitor curioso e criará mais chances das pessoas clicarem.

OBS: Crie os títulos com as palavras que você fez buscando as necessidades do seu publico.

Analise e pesquisa na concorrência

Passo 4

Depois de ter criado o título pesquise em 5 sites (nacionais e internacionais) do seu nicho sobre o assunto e estude eles, veja onde você pode melhorar.

O que eles esqueçam de falar? Separe as partes mais importantes dos artigos que você leu para transforme em um único artigo depois.

Criando Tópicos

No passo 5 você vai criar tópicos relacionado ao que você pesquisou. Esses tópicos vão dar origem ao seu artigo. Um exemplo é esse:

Título: Dicas para ganhar dinheiro

Introdução

O que fazer para ganhar dinheiro?

Investimento necessário.

Liberdade financeira

Conclusão

Acima você tem um exemplo de tópicos que fala sobre Dicas para ganhar dinheiro, eles vão te ajudar a colocar o seu artigo numa ordem que o leitor entenda sobre o assunto.

Criando Bullet points para cada tópico

Bem isso é bem simples, você vai perceber que quando fizer isso vai ser bem rápido escrever o seu artigo.

Veja um exemplo prático do nosso artigo Dicas para ganhar dinheiro:

Vamos usar o tópico O que fazer para ganhar dinheiro?

O que fazer para ganhar dinheiro?

-Planejamento

-Pesquisa de mercado

-Conhecer bem o produto ou serviço

Como você pode observar eu peguei o tópico O que fazer para ganhar dinheiro? E acrescentei alguns passo que a pessoa deve seguir e em cima desses passo você descreve o seu artigo.

A partir desse momento você já deve ter uma noção do que escrever então tudo fica mais fácil.

Escrever sem interrupções

Você já percorreu todos os passos acima então é hora de colocar a mão na massa. Comece a escrever sem interrupções, não se preocupe se esquecer vírgula, ponto, acentos. Apenas escreva até terminar seu conteúdo.

Revisar

The questionnaire

O penúltimo passo antes de você publicar é fazer a revisão. Releia todo o texto que você fez, agora entra as correções de ponto, vírgula, acentos caso tenha esquecido.

Revise quantas vezes forem necessárias, peça também para uma outra pessoa ler e falar o que achou.

A revisão também é boa para você complementar seu texto caso tenha esquecido de citar algo.

Importante: Verifique se seu texto tem, pelo menos, a palavra-chave três vezes no seu artigo uma no início, outra no meio e uma no final, isso vai ajudar na otimização do seu artigo, também não deixe de coloque umas três palavras semelhantes a sua palavra-chave.

Publicar

Publicar é a parte fácil basta pegar seu artigo colocar no seu blog e publicar. Pronto seu artigo está a disposição de todos.

Dicas Extras

Veja agora algumas dicas extras para você criar seus artigos.

Quando estiver escrevendo passe personalidade para seu leitor, transmita confiança assim você ganhará autoridade isso aumentará o número de visitas e como consequência a sua lista de e-mail.

Quando for fazer a revisão dos seus artigos deixe para revisar no dia seguinte e então publicar, assim você poderá enxergar melhor os seus erros e consertá-lo.

Então é isso, você agora já sabe como escrever conteúdos de qualidade. Vai uma dica minha, pratique escrevendo para seu blog, com o tempo você verá que se torna automático e fácil.

Antes de você ir deixe eu te apresentar uma coisa. Você gostaria de aprender como ser um afiliado de sucesso? Basta clicar no link logo abaixo garanto que não vai se arrepender.

Abraços Até a próxima.

Pedro Santos

About the Author

pedro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *