como aumentar a conversão de vendas na internet

Há algum tempo tenho notado que as empresas querem aumentar a conversão de vendas na internet e simplesmente pela falta de conhecimento e a falta de elaboração de um plano de marketing elas acabam não tendo sucesso. Uma das coisas que faz diferença é o conhecimento de estratégias do ciclo de conversão.

Por mais que muitos falem o quanto é fácil vender pela internet, uma análise do mercado e o do seu produto deve ser o ponto de partida para aumentar as vendas de uma empresa na internet.

Nesse artigo eu vou lhe mostrar a diferença da venda online para a offline, a importância da análise de mercado no ambiente online para o seu negócio e quais as principais fase que compõem o ciclo de compras.

Vender pela internet é fácil?

É muito comum encontrar várias empresas e profissionais sendo atraídos em colocar seus produtos e serviços para vender pela internet e isso se dá pelo simplesmente porque cursos e pessoas informam que vender pela internet é fácil onde, só é preciso de um computador que tenha acesso para ampliar as vendas.

Vamos concordar com uma coisa. Se você já comprou cursos e mais cursos para levar o seu negócio para o ambiente digital sabe realmente que não é tão fácil assim como dizem, existem vários fatores que influenciam na venda na internet além da estratégia de marketing ser diferente do ambiente offline.

O que você pode fazer é pegar o problema que seu publico tem e mostrar que você tem a solução para aquele problema. Na sua página inicial detalhe um pouco sobre as dificuldades da sua persona (representante do seu cliente ideal) e mostre que você entende da dor deles.

Isso com certeza faz diferença e pode aumentar as vendas do seu negócio pois gerar engajamento e confiança.

Uma vez que você mostrou o problema e criou uma ligação com o seu publico ai então você pode apresentar seu produto ou serviço como solução. Quando você mostra que seu produto ou serviço resolverá o problema isso pode, com certeza, aumentar as vendas.

Analisando o seu mercado

Isso é simplesmente algo que acaba sendo deixado para trás por algumas empresas. A criação de uma plano de marketing para vender pela internet é crucial para que o seu negócio dê certo.

Não quero dizer que você tenha que fazer uma plano de negócio bem detalhado e sim, um planejamento por mais simples que ele seja que tenha pelo menos um começo, um, meio e um fim já é de grande ajuda.

Quando você executa uma análise de mercado você consegue enxergar alguns pontos importantes e fica preparado para encarar a concorrência. Listei quatro pontos importantes que você deve considerar.

  • Como os clientes pesquisam e escolhem seus produtos:

Pesquisar como os clientes pesquisam e usam as redes sociais irá lhe ajudar a entender como o seu publico se comporta além de saber qual a melhor maneira do seu produto ou serviço ajudar eles.

  • Como está o marketing do seu site:

Nesse ponto você vai descobrir onde seu marketing precisa melhorar através de sua persona e se tem condições de atender a outros tipos de publico.

  • Quais oportunidades você pode aproveitar:

Analisar seus concorrentes para descobrir onde eles estão sendo ineficientes, ou seja, no trabalho com e-mail marketing, redes sociais, etc.

  • Futuras ameaças:

Utilizar A análise de SWOT mostrará oportunidades e ameaças futuras em relação ao seu negócio.

Como está seu produto?

 

O seu produto pode em alguns casos ser o motivo para a falta de conversão. Por mais que você tenha uma página de vendas excelente, você tenha um ótimo conteúdo em seu site, trabalhe muito bem o e-mail marketing mas, nada disso terá resultado se o seu produto não entregar o que o seu cliente quer.

Vamos para um exemplo prático.

Você tem um e commerce de calçados. Em seu site as imagens impecáveis, a descrição do produto bem detalhada com medidas, tamanhos e a indicação para que serve cada tipo de calçado.

Todos os clientes que compram seu produto, ele sempre chega com defeito, nunca se é entregue no prazo, só chega manchado.

Diante disso o seu trabalho de marketing está sendo bem-feito mais o problema não a sua estratégia e sim o seu produto.

É muito importante ter certeza que você vai gerar valor para quem vai receber seu produto ou serviço.

Posicionamento faz toda a diferença

Resolvi deixar a melhor parte para o final. Agora vou falar um pouco do ciclo de conversão para internet, ou seja, através de um posicionamento e uma estratégia bem definida você pode aumentar em muito a taxa de conversão da sua empresa.

Principais estratégias do Ciclo de Conversão

  • Criar um blog:

Todo negocio precisa de um quartel para concentrar as suas forças. O blog irá ser esse local onde você poderá posicionar artigos, vídeos, infográficos e muito mais.

  • Gerar conteúdo:

Gere conteúdo de qualidade que agregue valor para seu cliente, seja esse conteúdo nas mídias sociais, em vídeos, ou uma postagem no seu blog.

  • Atuar nas mídias sociais:

Pessoas gostam de se relacionar com pessoas e um ótimo local para encontrar seu publico está nas mídias sociais. Selecione aquelas que mais se adéquam para sua empresa.

  • Desenvolver um ímã digital:

Oferecer um ebook gratuito que seja relacionado ao seu produto é uma ótima forma de gerar relacionamento com seu publico.

  • Desenvolver produto de baixo valor:

Crie um produto com um valor baixo a partir de seu produto original. Isso será importante pois as pessoas podem conhecer um pedaço do seu produto.

  • Trabalhar e-mail marketing

Quando você cria uma lista de e-mails você tem uma quantidade de pessoas que podem comprar de você, costuma-se dizer que a lista de e-mail é um ativo isso porque, dependendo do engajamento que você tenha com ela, você pode vender sem muito esforço.

Muitas empresas acabam entrando na internet sem conhecer o seu publico, o seu concorrente e na esperança que o alcance que a internet proporciona é fácil vender.

Todo o negócio seja ele online ou offline é necessário conhecer muito bem o terreno onde se está pisando para criar uma estratégia que atenda as necessidades do seu negócio naquele momento.

Gostou do artigo! Então deixa um comentário

Forte abraço

Pedro Santos

About the Author

pedro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *